sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A influência da telenovela na realidade


Desde sua invenção no fim da década de 1940 e início da década de 1950, a televisão mudou os hábitos e costumes das pessoas. Trabalha com o espetáculo e desempenha três funções: informar, educar e entreter. Porém, com sua popularização, as duas funções primordiais da TV foram superadas pela função de entreter. Na busca de ampliar o mercado e atingir o maior público possível, o seu principal caminho tem sido o da ficção, com a teledramaturgia e seus formatos telenovela, minissérie e seriado.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Resenha do Documentário de Marcelo Masagão: “Nós que aqui estamos, por vós esperamos” relacionado com a importância da imagem, do registro fotográfico como fonte documental para a produção científica


A imagem fotográfica é uma importante fonte documental para uma pesquisa científica. Como um fragmento da realidade, contêm diversas interpretações e significados dependendo do seu espectador. Na Antiguidade os povos utilizavam pinturas, desenhos e esculturas como forma de passar conhecimento adiante. Mesmo depois da invenção da escrita, as imagens ainda eram encontradas em livros, em par com a leitura.

Madonna e a Indústria Cultural

Nesta última década, a cantora Madonna Loise Ciccone, tem exercido enorme influência na cultura pop. Considerada ícone máximo pelos seus fãs, é a mais vendida e mais discutida das cantoras populares. Madonna gera manipulação da mídia para seus detratores e é símbolo do consumismo banal que avalassa essa cultura. A cantora transformou-se num foco de discussão e controvérsia pelo seu público. Enquanto uns a celebram como subversiva e revolucionária, outros a atacam como desprezível, vulgar ou antifeminista.


Análise do filme Ó pai ó, dirigido por Monique Gardenberg e do texto A voz negra: de Spike Lee ao rap, do livro A cultura da mídia de Douglas Kellner


A cultura, em seu sentido mais amplo, de acordo com Douglas Kellner, no livro A cultura da mídia, é uma forma de atividade que implica alto grau de participação, na qual as pessoas criam sociedades e identidades (KELLNER, p.11, 2001). No caso da cultura da mídia, rádio, televisão, cinema e outros produtos da indústria cultural, modelam opiniões políticas e comportamentos sociais. “A cultura da mídia fornece o material que cria as identidades pelas quais os indivíduos se inserem nas sociedades tecnocapitalistas contemporâneas, produzindo uma nova forma de cultura global” (KELLNER, p.9, 2001).